Back to Top icon-envelopeicon-facebookicon-linkedinlogo-safericon-logo-topo icon-missaoicon-nucleoicon-pag-nexticon-pag-previcon-pdficon-seta-nexticon-seta-previcon-testeicon-valoresicon-visao

PUBLICAÇÕES

Da Segurança I à Segurança II: um relatório

Autor: Professor Erik Hollnagel

A publicação do relatório To Err is Human (Errar é humano) do IOM, em 2000, catalisou um interesse crescente pela melhoria de qualidade no cuidado de saúde. Ainda assim, apesar de décadas de atenção, atividade e investimento, as melhorias têm sido terrivelmente lentas. Neste artigo o Dr. Hollnagel, faz um paralelo entre as abordagens de Safety I e Safety II

Livro: Engenharia de resiliência

Autor: Professores Erik Hollnagel, David Wood e Nancy Leveson

Livro completo sobre engenharia de resiliência (inglês). Trata-se de uma livro completo, que aborda de forma detalhada os conceitos da engenharia de resiliência sob vários pontos de vistas. Os 03 autores são referências neste assunto, com diversos resultados científicos que comprovam a eficácia deste tema.

Edificações escolares - Cenário de escolas estaduais em relação à Segurança Contra Incêndio e Pânico

Autor: Francisco de Assis da Silva Junior, Vinicius Cesar de Sousa

São notáveis os casos de incêndio já ocorridos e que ainda continuam ocorrendo em edificações, sendo que tais acontecimentos marcam negativamente a história e a vida de pessoas. Eventos adversos em edificações que reúnem grande quantidade de público são ainda mais impactantes, principalmente nos locais em desacordo à legislação de prevenção e combate a incêndios.
No Brasil, são inúmeros registros de incêndio em edificações, destacando, o ocorrido em 2013 na Boate Kiss em Santa Maria/RS, onde cerca de 600 pessoas ficaram feriadas e, 242 pessoas morreram. Tal fato se relaciona ao não atendimento à legislação de Segurança Contra Incêndio.
Confira a matéria completa fazendo o download do PDF.

Estudo analisa a preparação e resposta a emergências em uma indústria de fertilizantes

Autor: Francisco de Assis da Silva Jr

Ultimamente tem sido crescente o interesse tanto das empresas, dos órgãos fiscalizadores, bem como da sociedade civil em prevenir, testar, checar e garantir que os sistemas e os procedimentos de combate à emergência estejam em perfeito estado de funcionamento e que todos saibam seus papéis visando reduzir os impactos ambientais.

Guia para gestão de segurança nos canteiros de obras NR - 18

Autor: Câmara Brasileira da Indústria da Construção - CBIC

Este guia visa esclarecer e orientar sobre as principais temáticas e suas regulações relativas a segurança e saúde no trabalho que devem ser observadas no dia a dia dos canteiros de obras. Independentemente do porte da obra e do número de trabalhadores, é fundamental a organização e gestão no canteiro, de modo a prevenir acidentes e doenças ocupacionais, além de manter de forma adequada o meio ambiente de trabalho.

Como implementar um check list para promover a segurança do trabalho

Autor: Francisco de Assis da Silva Jr

Implementar um checklist é a solução ideal e permite otimizar as tarefas de diversos setores dentro da companhia, o que resulta em um aumento de produtividade. Além disso, o recurso também garante uma entrega qualificada, já que todos os procedimentos da produção são registrados e validados pelos funcionários, supervisores e gestores de cada divisão. Neste guia, vamos detalhar as principais vantagens do checklist para segurança do trabalho e explicar como a ferramenta pode ser aplicada dentro da empresa. Além disso, também vamos ressaltar a importância de padronizar processos para garantir a eficiência e a proteção dos funcionários. Boa leitura! Confira as vantagens através do seguinte endereço:

http://bit.ly/SaferChecklistFacil

Guia técnico. Espaço confinado NR-33

Autor: Sergio Augusto Letizia Garcia e Francisco Kulcsar Neto

O presente guia visa facilitar o entendimento da referida norma do Ministério do Trabalho, ajudando em sua implementação, pois vemos que sua compreensão ainda é não é completa por parte de alguns empregadores, trabalhadores e profissionais da área de Segurança e Saúde no Trabalho, o que dificulta o adequado reconhecimento dos riscos e a adoção de medidas que garantam a entrada e o trabalho seguro nos espaços confinados.

Manual de prevenção a quedas, tropeções e escorregões

Autor: SAIF Corporation

Quedas de mesmo nível, tropeções e escorregões são riscos ocupacionais que podem ser encontrados em quase todos os tipos de ambiente laboral. Estima-se que 3,8 milhões de lesões incapacitantes no trabalho sejam causadas a cada ano por escorregões, tropeções e quedas, representando 12% a 17% de todos os custos de absenteísmo dos trabalhadores. Este manual em inglês nos fornece importantes dicas para prevenir esse tipo de ocorrências.

A sustentabilidade das cidades e o meio ambiente do trabalho

Autor: Pedro Roberto Jacobi e Edson Grandisoli

Vivemos, um quadro de crescente insustentabilidade em relação à água. De um lado, o aumento dos desastres climáticos (secas e enchentes) e, de outro, o esgotamento e a contaminação dos cursos d´água tornam cada vez mais caro o abastecimento para a população planetária. Um dos maiores desafios na governança da água é garantir uma abordagem aberta e transparente, inclusiva e comunicativa, coerente e integrativa, equitativa e ética.

Prever incidentes com indicadores de desempenho de segurança de processo

Autor: Wahid Azizi

Indicadores de segurança de processos são a chave para que possa ter um gerenciamento adequado dos riscos. O artigo em inglês apresenta importantes conceitos como os de indicadores proativos e reativos (leading and lagging indicators) e os conceitos da pirâmide com a classificação Tiers (Camadas). Texto interessante, pois nem sempre é assunto é tratado com a devida importância em cursos de pós graduação em engenharia de segurança.

Guia Prático para cálculo de linha de vida e restrição para a indústria da construção

Autor: José Carlos de Arruda Sampaio e Wilson Roberto Simon

O Guia Prático foi desenvolvido para auxiliar no dimensionamento de equipamentos de proteção coletiva (EPC) contra queda e sistemas de restrição de movimentação, destinados a eliminar o risco de queda ou minimizar as consequências da queda. Possui uma abordagem simples e didática para realização dos cálculos, o que facilita a implementação de ações preventivas na fase da elaboração do projeto do empreendimento e planejamento da obra, contribuindo assim para o cumprimento de requisitos legais.

Manual para interpretação de informações sobre substâncias químicas

Autor: José Tarcísio Buschinelli e Mina Kato

Este manual foi escrito com a intenção de dar mais subsídios para a interpretação de informações sobre produtos químicos para aqueles que não se especializaram nesta área de conhecimento. Essas informações serão de grande importância antes, durante e depois de uma avaliação de ambiente de trabalho, gerenciamento qualitativo de riscos, para delineamento de um programa de prevenção de acidentes e exposição a produtos químicos. Quando fizer a consulta, fique atento às datas de publicação/disponibilização dos dados e às suas atualizações.

NR-13: Manual técnico de caldeiras e vasos de pressão – Edição comemorativa 10 anos da NR-13

Autor: Ministério do Trabalho e Emprego

A publicação desta edição do Manual Técnico de Caldeiras e Vasos de Pressão, comemorativa de 10 anos da NR-13, representa simbolicamente o reconhecimento para com todos que participaram do processo de sua revisão, na sua implementação e aperfeiçoamento durante estes 10 anos e desejando que este Manual continue a ser sendo um instrumento estratégico de informação e esclarecimento. Este manual deve ser utilizado com parcimônia e consulta as alterações da NR-13 vigente.

Os riscos biológicos no âmbito da Norma Regulamentadora nº 32

Autor: Comissão Nacional Permanente da NR-32

Este guia foi produzido por meio de discussões e consensos de um grupo tripartite – a Comissão Nacional Permanente da NR 32. A rica troca de experiências e de conhecimentos técnicos permitiu a construção deste material que trará ganhos a todos: profissionais e trabalhadores da área da saúde, que se sentirão melhor informados e protegidos, e empregadores, que perceberão o aumento na produtividade e a melhoria na qualidade do atendimento à população.

Embargo e interdição instrumentos de preservação da vida e da saúde dos trabalhadores

Autor: Ministério do Trabalho e Emprego superintendência regional do trabalho e emprego do Rio Grande do Sul

Esta publicação contou com a participação ativa do nosso consultor associado Roque Puiatti, e também do apoio da Associação Gaúcha dos Auditores-Fiscais do Trabalho – AGITRA, que com grande esforço coletivo dos Auditores-Fiscais do Trabalho que enfrentaram as situações de grave e iminente risco à segurança e a saúde dos trabalhadores e lavraram os competentes Termos de Embargo ou Interdição.

A segurança contra incêndio no Brasil

Autor: Alexandre Itiu Seito, Alfonso Antonio Gill, Fabio Domingos Pannoni, Rosaria Ono Silvio Bento da Silva, Ualfrido Del Carlo e Valdir Pignatta e Silva

Este livro foi produzido por um grupo de pessoas ligadas à Universidade de São Paulo e ao Corpo de Bombeiros de São Paulo, onde discutem a importância e a necessidade de uma literatura nacional sobre segurança contra incêndio, que pudesse servir de base para estudos nessa área. O surgimento de cursos de pós-graduação em segurança contra incêndio, a elaboração de normas técnicas em sintonia com o que vem acontecendo no exterior, são sinais de que a área está num processo de evolução. É nesse quadro que este livro pretende trazer sua contribuição.

Exposição profissional manual de estratégia de amostragem

Autor: Nelson A. Leidel, Kenneth A. Busch e Jeremiah R. Lynch

Para proteger a saúde dos empregados, as medições de exposição devem ser imparciais, amostras representativas da exposição do empregado. Este manual é o quarto relatório NIOSH (National Institute for Occupational Safety and Health) - O Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional dos EUA orientando para uso de métodos estatísticos de previsão e análise na área de higiene industrial.

OS CEM QUILOS! Segurança do Trabalho - Trabalhos em Altura. Sistemas de retenção de quedas

Autor: Luiz Spinelli

Percebe-se que no mercado há uma carência de conhecimento técnico, e essa carência dificulta compreender como a massa (peso) do trabalhador se encaixa dentro de um sistema de retenção de queda. E muitos não conseguem entender que a massa, isoladamente, não determina o resultado de uma queda, e que um sistema mal planejado pode colocar em risco pessoas de qualquer peso, incluindo as mais leves.